Caverna ainda não registrada que está sendo estudada pelo Grupo Espeleológico da Geologia da Universidade de Brasília (GREGEO). É aberta para turismo, administrada pelo Bisnau Ecoturismo (bisnau.tur.br). Através da entrada principal, é possível ter acesso a vários salões, com uma grande variedade de espeleotemas, sendo um deles na figuração de um altar religioso. A localização aproximada é de Latitude 15°18'39.08"S e Longitude 47° 6'49.30"O.
Além da entrada principal, a Caverna do Bisnau possui uma entrada secundária, que dá acesso ao que podemos dizer como final da caverna, ou seja, um último salão que ainda ostenta a beleza de suas estalactites, estalagmites, colunas e piscinas.
A Caverna do Bisnau é formada por vários espeleotemas, sendo que alguns já formados e, constantemente, percebemos novas estalactites e colunas em formação. Na foto acima, podemos perceber exatamente essa formação.
O acesso aos salões se dão por passagens com de aproximadamente 80 centímetros de altura, sendo que em alguns lugares, grandes corredores são destaques nessa linda formação cavernosa. Como dissemos no caput, essa caverna está sendo estudada, mapeada e posteriormente será registrada pelo Grupo Espeleológico da Geologia da Universidade de Brasília (GREGEO).
Em várias partes da Caverna do Bisnau, podemos perceber formações de colunas multicoloridas, o que torna uma verdadeira obra de arte em todo o percurso dessa cavidade.
Estalactites dos mais variados formatos se fundem com as águas do pequeno riacho que nasce no interior dessa caverna, sendo refletidos no chão, revestido de água cristalina, tornando um complexo de beleza inigualável.
O chão da caverna, por sua vez, possui uma quantidade praticamente incontável de pequenas piscinas naturais, formando uma série de pequenas cachoeiras, todas em um espetáculo de cor e vida que, somente os amantes da espeleologia sabem dizer.
Hoje em dia, o Bisnau Ecoturismo dá a preferência para que a visitação dessa caverna seja acompanhada do Sr. Noel, guia local que foi o responsável pelo descobrimento dessa caverna, bem como da oficina lítica que existe em sua proximidade, telefone 61-99937-2469.
Comentários
Postar um comentário